Quem sou eu

Juiz de Direito desde 2007. Titular do Juizado Especial Cível de Lins(SP). Ex-Professor do Curso de Direito do Unisalesiano em Lins(SP). Ex-delegado de polícia. Motociclista, tatuado e corintiano do "bando de loucos".

3 de ago. de 2014

Curso de Técnico em Serviços Jurídicos

Por três vezes já estive conversando com alunos da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Serviços Jurídicos do Centro Paula Souza. Sempre me senti muito bem naquele ambiente.
Interessei-me por conhecer melhor o curso. As unidades de Lins e Sabino contam atualmente com cerca de 150 alunos. Tudo começou em Lins no segundo semestre de 2009 e a cada um ano e meio uma turma conclui o curso. A cada semestre a procura tem aumentado e a concorrência tem sido de três a cinco candidatos por vaga.
Tive a satisfação de descobrir que o curso foi criado em atenção à solicitação do Tribunal de Justiça de São Paulo, então “preocupado com a funcionalidade da qualificação dos serventuários que atuam diretamente na atividade-fim do Poder Judiciário”. Posteriormente, foi disponibilizado para o público em geral. Visa a preparar o aluno para entender e trabalhar nas rotinas de um departamento jurídico ou de um escritório de advocacia e dar suporte técnico-administrativo a advogados, auditores e outros profissionais do ramo. A proposta do curso deixa claro que o Técnico em Serviços Jurídicos não se confunde com o estagiário de Direito, pois desenvolve seu trabalho de forma mais independente: não se limita ao aprendizado técnico-pedagógico orientado.
A implantação do curso foi uma grata surpresa! Afinal, outros cursos superiores já contavam com formação técnica no mesmo ramo, como a Enfermagem e a Engenharia.
Por meio dele o estudante tem condições de conferir se realmente é vocacionado para a futura graduação em Direito e desenvolver a capacidade de refletir, de se posicionar diante de uma controvérsia e de expor a sua opinião respeitando a contrária. Debates sobre temas cotidianos estimulam a sensatez. E ainda que não pretenda prosseguir no ramo, mas apenas enriquecer os seus conhecimentos, o estudante adquirirá informações extremamente úteis para bem conduzir a sua vida e orientar seus pares. Por fim, frequentar o curso pode significar um diferencial na busca por cargos públicos que exigem conhecimentos jurídicos (Escrevente, Oficial de Justiça, Escrivão, cartorário etc.).
Essa formação técnica é de suma importância também para os Cursos de Direito, na medida em que seus futuros alunos já chegarão à universidade com uma importante base teórica e sabedores de que a opção pela formação jurídica requer muita leitura e aprimoramento continuado por toda a vida profissional. Além disso, no Curso Técnico o aluno tem condições de desenvolver oratória e redação, submeter-se a um trabalho de conclusão de curso e participar de aulas práticas, além de desmistificar diversas informações equivocadas que o leigo e até mesmo os meios de comunicação costumam divulgar sobre questões jurídicas.
Por tudo isso, entendi que deveria destacar o referido curso, bem como o empenho com que vem sendo conduzido pelos formadores.
Quanto ao corpo discente, tal como já enfatizei na palestra motivacional e sobre carreiras jurídicas que ministrei, é composto de pessoas que considero vencedoras e diferenciadas, pois o curso não substitui o ensino médio, que em verdade é pré-requisito para a sua conclusão. Em suma: quem busca o curso quer realmente ampliar seus horizontes; está realmente interessado em aprender, o que tem refletido na qualidade do ensino e motivado os professores.
A comunidade, como se vê, tem ao seu dispor, gratuitamente, uma excelente oportunidade de construir um futuro melhor.
Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira
Juiz de Direito e Professor universitário
(publicado no Correio de Lins - ago/2014)